Menu

Detalhes

A Desmotivação dos Professores

A Desmotivação dos Professores

autor:
Jurjo Torres Santomé
 
editor:
Edições Pedago, Lda.
 
edição:
2.ª
 
ano de publicação:
2011
 
idioma:
Português
 
ISBN:
9789898449856
 
nº de páginas:
160
 
formato:
ileio (leitura online e APP)
 

É frequente ouvir os professores manifestarem o seu desânimo e insatisfação relativamente ao estado a chegou o trabalho escolar. As palavras desmotivação e desilusão surgem quase sempre quando alguém dialoga com um grupo de docentes e, o que é mais preocupante, um sentimento de profunda desconfiança quanto à possibilidade de as coisas poderem melhorar. Jurjo Torres Santomé procura explicar este panorama de desmotivação dos professores descrevendo os factores que podem ajudar-nos a compreendê-lo, mas mais do que isso, as suas análises minuciosas despertam-nos para linhas de intervenção que podem ajudar a motivar a classe docente recuperando assim o optimismo sem o qual é impossível falar de qualidade da educação.

Introdução Capítulo I Dificuldades para analisar o presente Capítulo II As intenções de destruição do ensino público Capítulo III Razões da desmotivação dos professores 1. Incompreensão das finalidades dos sistemas educativos 2. Formação inicial muito deficitária 3. Pobreza das políticas de actualização dos professores 4. Concepção tecnocrática do trabalho docente 5. Um currículo obrigatório sobrecarregado de conteúdos 6. Uma Administração do sistema educativo burocratizante 7. Falta de serviços de apoio e de uma inspecção escolar 8. Ausência de uma cultura democrática nas escolas 9. Problemas de comunicação com os alunos 10. Dificuldades para se relacionar com as famílias 11. Os professores como os únicos responsáveis pela qualidade da educação 12. Ambiente social de cepticismo e de banalização 13. Políticas de mercantilização e de privatização 14. Falta de incentivos aos professores mais inovadores 15. Uma contínua ampliação das funções encomendadas à educação 16. Maior visibilidade dos efeitos do trabalho dos professores Capítulo IV Rompendo os muros: A necessidade de estruturas mais flexíveis e de maior vertebração entre as actividades curriculares e extracurriculares Bibliografia

Pessoal
Tipo de licença Permissão de impressão
Acesso Perpétuo 16 páginas a cada 30 dias


Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo

Institucional

Se o e-book que deseja adquirir se destinar a uma biblioteca ou instituicao por favor contacte a MARKA Lda para mais informacoes:

Email: [email protected]
Telefone: + (351) 21 322 4040
Fax: + (351) 21 322 4044


Morada:
Rua dos Correeiros, 61,3º Andar
1100-162 Lisboa
Portugal