Menu

Detalhes

Classes

Classes

autor:
Erik Olin Wright
 
editor:
Edições Pedago, Lda. / Edições Mulemba
 
edição:
1.ª
 
ano de publicação:
2013
 
idioma:
Português
 
ISBN:
9789898655097
 
nº de páginas:
344
 
formato:
ileio (leitura online e APP)
 

“Classe” e “classes” são termos usados de forma indistinta nas ciências sociais. Contudo, o seu significado preciso raramente é explorado com grande rigor e atenção, e, de facto, o significado varia de acordo com a formação teórica da pessoa que usa o termo. Até mesmo a teoria social marxista, que constrói o seu enquadramento explicativo em torno do conceito de classe, não tem, com demasiada frequência, conseguido desarticular e questionar a natureza do termo. A investigação de Erik Olin Wright é um projecto em curso, que data da década de 1970, para abordar estas lacunas e pontos fracos da visão marxista, quer ao nível teórico quer ao nível empírico. Em Classes, Wright apresenta uma reformulação completa do conceito marxista de classe social, procurando preencher a lacuna entre visões estruturais abstractas e a descrição dos agentes das classes em determinadas situações históricas. Ultrapassando o argumento desenvolvido no seu clássico Class, Crisis and the State, Wright explora o trabalho de John Roemer sobre a teoria da exploração com a finalidade de construir uma nova estrutura audaciosa para debater a classe, sujeitando-a depois a uma análise estatística. Com uma argumentação poderosa, logicamente preciso e redigido de forma clara – enfatizando a investigação e auto-reflexão dos determinantes da divisão social – Classes é uma contribuição marcante para a ciência social contemporânea.

Prefácio 1. Apresentação do problema: o programa da análise de classe . O legado de Marx . O programa da análise de classe marxista contemporânea Primeira parte: Questões conceptuais 2. A biografia de um conceito: posições de classe contraditórias . A lógica da formação de conceitos . Passos na análise da formação do conceito de posições contraditórias . O cenário empírico . Restrições teóricas . Soluções alternativas . Elaboração de um novo conceito . Problemas de conceptualização 3. Uma estrutura geral para a análise de classe . A descrição de classe e de exploração de Roemer . Para um enquadramento geral de análise de classe . Uma vez mais, problemas não resolvidos 4. Implicações e elaboração da estrutura geral . Teorias alternativas de classe . Modo de produção e formação social . A teoria da história . Legitimação e motivação . Estrutura de classes e forma de estado . Estrutura de classes e formação de classe . Alianças de classes . As mulheres nas estruturas de classes . Conclusão Segunda parte: Investigações empíricas 5. Decisão empírica entre definições de classe antagonistas . A estratégia empírica . Operacionalização das decisões . Reformulação das hipóteses . Nota sobre procedimentos estatísticos . Resultados empíricos . Conclusão 6. A estrutura de classes no capitalismo contemporâneo. Uma comparação entre a Suécia e os Estados Unidos da América . Distribuições de classe . Como explicar as diferenças na estrutura de classes . Classe e família . Estrutura de classes e rendimento 7. Estrutura de classes e consciência de classe na sociedade capitalista contemporânea . O que é a consciência de classe? . Lógica causal . Operacionalizações . Uma nota sobre os procedimentos estatísticos . Resultados empíricos . Conclusões Conclusão . O conceito de classe centrado na exploração . A estrutura de classes do capitalismo contemporâneo . Estrutura de classes e política . Implicações políticas Apêndice I: Estratégias práticas para a transformação de conceitos Apêndice II: Construção de variáveis Apêndice III: Dados completos das tabelas seleccionadas Bibliografia

Pessoal
Tipo de licença Permissão de impressão
Acesso Perpétuo 34 páginas a cada 30 dias


Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo

Institucional

Se o e-book que deseja adquirir se destinar a uma biblioteca ou instituicao por favor contacte a MARKA Lda para mais informacoes:

Email: [email protected]
Telefone: + (351) 21 322 4040
Fax: + (351) 21 322 4044


Morada:
Rua dos Correeiros, 61,3º Andar
1100-162 Lisboa
Portugal