Menu
|
|

Detalhes

In Memoriam. Estudos de homenagem a António Augusto Tavares

In Memoriam. Estudos de homenagem a António Augusto Tavares

autor:
Cardoso, João Luís; Sales, José das Candeias (eds.)
 
editor:
Universidade Aberta
 
edição:
1
 
ano de publicação:
2018
 
idioma:
Português
 
ISBN:
9789726748090
 
nº de páginas:
251
 
formato:
ileio (leitura online e APP)
 

Este livro congrega estudos de vários docentes da Universidade Aberta, bem como de outras instituições universitárias e entidades culturais portuguesas, no campo científico da História, com um enfoque cronológico alargado que se estende da Pré-História à Contemporaneidade, como forma de tributo à vida e obra do Prof. Doutor António Augusto Tavares.

História, Memória e Futuro Apresentação In Memoriam – Testemunho 1. João Luís Cardoso, Primórdios dos estudos pré-históricos em Portugal: os concheiros mesolíticos de Muge (Salvaterra de Magos) e os seus exploradores 2. José Augusto Ramos, Semânticas de mediação divina em matriz pré-clássica 3. António Ramos dos Santos, O Direito na antiga Mesopotâmia 4. Francisco Caramelo, O ideário e o discurso expansionistas nas inscrições de Tukulti-Ninurta I 5. Maria Helena Trindade Lopes, “As primeiras greves da História” – os trabalhadores de Deir el-Medina e o reinado de Ramsés III 6. Luís Manuel de Araújo, A XXI dinastia egípcia: as Duas Terras separadas 7. José das Candeias Sales, A Isis alexandrina: tradição versus adaptação nas antigas Dinâmicas culturais mediterrânicas 8. Nuno Simões Rodrigues, Tragédia de Mariame, Regina Ivdaeorvm (J. AJ 15.15-258) 9. Virgílio Hipólito Correia, A expressão artística do mito das “cabeças cortadas” no Ocidente da Península Ibérica durante a Idade do Ferro 10. Mário Varela Gomes, Epigrafia da I Idade do Ferro do Sudoeste Peninsular – Quebrar o Silêncio 11. Rosa Varela Gomes, A pesca no Sudoeste do Gharb al-Andalus 12. Geraldo Morujão, O Evangeliário medieval da Sé de Viseu. Cotejo com a Vulgata Clementina e a tradição manuscrita dos Evangelhos 13. Maria Filomena Andrade, Uma espiritualidade renovada: a reforma coletina em Portugal nos finais da Idade Média 14. Saul António Gomes, Cristãos-novos de Coimbra nos primórdios de Quinhentos 15. Pedro Flor, Decoração de interiores: a estratégia artística de D. Manuel I e a Sala dos Brasões do Paço de Sintra 16. Ana Paula Menino Avelar, Reconstruindo a possível livraria quinhentista de Fernão Lopes de Castanheda (1512?-1559) 17. Paulo Oliveira Ramos, A origem francesa da expressão ‘arqueologia industrial’: autores e publicações 18. Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Com José-Augusto França. Singularidades do azulejo na história da arte portuguesa 19. Maria Isabel João, Os museus nos Açores. Memórias, identidade e desenvolvimento 20. Carla Alexandra Gonçalves, Da percepção à representação

Pessoal
Tipo de Licença Permissões de impressão
Acesso Perpétuo 25 páginas a cada 30 dias


Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo

Institucional

Se o e-book que deseja adquirir se destinar a uma biblioteca ou instituicao por favor contacte a MARKA Lda para mais informacoes:

Email: [email protected]
Telefone: + (351) 21 322 4040
Fax: + (351) 21 322 4044


Morada:
Rua dos Correeiros, 61,3º Andar
1100-162 Lisboa
Portugal

Pagamentos

PayPal Visa MasterCard American Express ATM

Contactos

tlf (+351) 21 322 4040
fax (+351) 21 322 4044
[email protected]