Menu

Detalhes

Manual de boas práticas em atividade física na doença mental grave

Manual de boas práticas em atividade física na doença mental grave

autor:
Tânia Bastos; Raquel Costa; Eluana Gomes; Andreia Pizarro; Rui Corredeira
 
editor:
Editora FADEUP
 
edição:
1
 
ano de publicação:
2020
 
idioma:
PORTUGUÊS
 
ISBN:
9789728687793
 
nº de páginas:
136
 
formato:
ileio (leitura online e APP)
 

Para compras institucionais é favor enviar email para [email protected]



No que se refere à organização deste Manual de Boas Práticas, importa explicar que se encontra estruturado em cinco áreas abrangentes, assim distribuídas: Saúde Mental em Movimento: projeto de promoção da atividade física na doença mental grave (parte I); Mais Conhecer para Melhor Fazer: o que é uma prática de atividade física saudável? (parte II); Atividade Física em Espaços Exteriores (parte III); Um Dia a Dia Ativo e Saudável (parte IV); e, Estratégicas Psicológicas para a Adesão à Prática Regular de Atividade Física (parte V). No que se refere à parte I, Saúde Mental em Movimento: projeto de promoção da atividade física na doença mental grave, e considerando que este projeto de investigação-ação foi o principal catalisador para a elaboração do presente Manual, 16 pretende-se caraterizá-lo em linhas gerais. Almeja-se, também, dar voz aos participantes no referido projeto, relativamente ao impacto da atividade física nas suas vidas, bem como divulgar outros locais e oportunidades para a prática de atividade física dirigida à população com doença mental grave. Na parte II, Mais Conhecer para Melhor Fazer: o que é uma prática de atividade física saudável?, reúne-se um conjunto de informação prática que visa, de uma forma simples, caraterizar a atividade física, tendo por base as recomendações mais atuais. Procura-se, assim, transmitir conhecimentos essenciais para que as pessoas tomem decisões adequadas no momento da prática. É fundamental que a atividade física se constitua, efetivamente, como uma prática adequada e saudável na vida de cada um. Seguidamente, na parte III, Atividade Física em Espaços Exteriores, pretende-se destacar a importância da atividade física em contextos exteriores e de contacto com a natureza, propondo-se atividades específicas a serem realizadas em diferentes locais/tipologias de espaços citadinos. Relativamente à parte IV, Um Dia a Dia Ativo e Saudável, objetiva- se compilar um conjunto de sugestões práticas que tendem a diminuir o comportamento sedentário e promover um estilo de vida saudável. Por último, na parte V, Estratégicas Psicológicas para a Adesão à Prática Regular de Atividade Física, é reconhecida a importância da motivação para a prática, como fator psicológico determinante na relação das pessoas com doença mental grave com a atividade física. Neste sentido, partilhamos um conjunto de estratégias que visam manter a perseverança e comportamentos positivos relacionados com a adoção da atividade física a longo prazo.

PARTE I: Saúde Mental em Movimento: projeto de promoção da atividade física na doença mental grave 1.1 Enquadramento do projeto 1.2 Testemunhos dos participantes 1.3 Unidades de reabilitação psiquiátrica da zona norte do país PARTE II: Mais Conhecer para Melhor Fazer: o que é uma prática de atividade física saudável? 2.1 Quais os benefícios da atividade física? 2.2 Caraterísticas da atividade física. Como devo praticar? 2.3 Alertas e cuidados durante a prática 2.4 Orientações sobre os planos de treino PARTE III: Atividade Física em Espaços Exteriores 3.1 Os benefícios da prática de atividade física em espaços exteriores 3.2 O Porto como exemplo de uma cidade ativa: sugestões de locais de prática 3.3 Orientações sobre a caminhada PARTE IV: Um Dia a Dia Ativo e Saudável 4.1 O que é ser sedentário? Como evitá-lo? 4.2 Estratégias para um dia a dia mais ativo 4.3 Sugestões práticas para um estilo de vida saudável (alimentação, sono e tabagismo) PARTE V: Estratégicas Psicológicas para a Adesão à Prática Regular de Atividade Física 5.1 Motivação para a prática de atividade física 5.2 Definição de objetivos a atingir com a atividade física 5.3 Diálogo interior positivo 5.4 Autocolantes Motivacionais 5.5 Cartões Motivacionais BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTOS Suplemento I - Proposta de Planos de Treino Suplemento II - Faça os Seus Planos de Treino Suplemento III - Proposta de Planos de Treino em Espaços Exteriores Suplemento IV - Proposta de Programa de Caminhada

Pessoal
Tipo de licença Permissão de impressão
Acesso Perpétuo 14 páginas a cada 30 dias


Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo

Institucional

Se o e-book que deseja adquirir se destinar a uma biblioteca ou instituicao por favor contacte a MARKA Lda para mais informacoes:

Email: [email protected]
Telefone: + (351) 21 322 4040
Fax: + (351) 21 322 4044


Morada:
Rua dos Correeiros, 61,3º Andar
1100-162 Lisboa
Portugal